Como turbinar o cérebro com alimentos bom para memória

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Como melhorar a memória

Seu cérebro é um grande negócio. Como o centro de controle de seu corpo, é responsável por manter seu coração batendo, pulmões respirando e permitir que você se mova. É por isso que é uma boa ideia manter seu cérebro no pico de condições de trabalho.

Os alimentos bom para memória que você come, vão desempenhar um papel em manter seu cérebro saudável e podem melhorar tarefas mentais específicas, com concentração. Este artigo lista 11 alimentos  para memória que vão turbinar o cérebro.

Como turbinar o cérebro com alimentos bom para memória

1- Peixe gorduroso

Quando as pessoas falam sobre alimentos para turbinar o cérebro, o peixe gorduroso geralmente está no topo da lista. Este tipo de peixe inclui salmão, trutas e sardinhas, que são todas fontes ricas em ácidos graxos ômega-3. Cerca de 60% do seu cérebro é feito de gordura, e metade dessa gordura é o tipo omega-3. Seu cérebro usa omega-3 para construir as células nervosas, e essas gorduras são essenciais para aprender.

Uma ótima maneira de como melhorar a memória, o omega-3 também tem alguns benefícios adicionais para o seu cérebro. Por um lado, eles podem diminuir o declínio mental relacionado com a idade e ajudar a prevenir a doença de Alzheimer. Por outro lado, não obter omega-3 suficiente está ligado a deficiências de aprendizagem, bem como à depressão.

Em geral, comer peixe parece ter benefícios positivos para a saúde. Um estudo descobriu que as pessoas que comeram peixes cozidos ou grelhados regularmente tinham mais matéria cinzenta em seus cérebros. A matéria cinzenta contém a maioria das células nervosas que controlam a tomada de decisão, a memória e a emoção. Em geral, o peixe gorduroso esta entre os alimentos bom para memória.

Como turbinar seu cerebro

2- Café é um ótimo alimento para memória

 O café geralmente é o destaque da sua manhã, você ficará feliz em saber que é bom para você. Dois componentes principais no café – cafeína e antioxidantes que vão turbinar o cérebro. cafeína tem uma série de efeitos positivos no cérebro, incluindo:

  • Aumento do estado de alerta: a cafeína mantém seu cérebro alertado ao bloquear a adenosina, um mensageiro químico que faz você dormir.
  • Humor melhorado: a cafeína também pode impulsionar alguns de seus neurotransmissores “sensatos”, como a serotonina.
  • Concentração afiada: um estudo descobriu que, quando os participantes bebiam um café grande pela manhã ou quantidades menores ao longo do dia, eram mais eficazes em tarefas que requeriam concentração.

Beber café a longo prazo também está relacionado a um risco reduzido de doenças neurológicas, como Parkinson e Alzheimer. Isso poderia, pelo menos, ser parcialmente devido à alta concentração de antioxidantes do café.

3- Como turbinar o cérebro com Brócolis

O brócolis possui poderosos compostos vegetais, incluindo antioxidantes, Também é muito rico em vitamina K, fornecendo mais de 100% da ingestão diária recomendada em uma dose de 1 copo (91 gramas). Esta vitamina solúvel em gordura é essencial para a formação de esfingolipídeos, um tipo de gordura densamente empacotada nas células cerebrais.

Alguns estudos em adultos mais velhos relacionaram uma maior ingestão de vitamina K para melhor memória. Além da vitamina K, o brócolis contém uma série de compostos que lhe conferem efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, o que pode ajudar a proteger o cérebro contra danos, ou seja, o brócolis é mais um ótimo exemplo de alimentos bom para o cérebro.

4- Sementes de abóbora  também é um alimento bom para para memória

As sementes de abóbora contém poderosos antioxidantes que protegem o corpo e o cérebro do dano dos radicais livres. Eles também são uma excelente fonte de magnésio, ferro, zinco e cobre, cada um desses nutrientes é importante para a saúde cerebral:

  • Zinco: este elemento é crucial para a sinalização nervosa. A deficiência de zinco tem sido associada a muitas condições neurológicas, incluindo doença de Alzheimer, depressão e doença de Parkinson;
  • Magnésio: o magnésio é essencial para a aprendizagem e a memória. Baixos níveis de magnésio estão ligados a muitas doenças neurológicas, incluindo enxaquecas, depressão e epilepsia;
  • Cobre: seu cérebro usa cobre para ajudar a controlar os sinais nervosos. E quando os níveis de cobre estão fora do golpe, há um maior risco de distúrbios neurodegenerativos, como a doença de Alzheimer;
  • Ferro: A deficiência de ferro é freqüentemente caracterizada por neblina cerebral e comprometimento da função cerebral;

5- Chocolate escuro

O chocolate escuro e cacau em pó possuem alguns compostos,incluindo flavonoides, cafeína e antioxidantes. Mas como turbinar o cérebro e como melhorar a memória com esses tais flavonoides. Os flavonoides são um grupo de compostos de plantas antioxidantes. Os flavonoides no chocolate se reúnem nas áreas do cérebro que lidam com a aprendizagem e a memória.

Os pesquisadores dizem que esses compostos podem melhorar a memória e também ajudar a diminuir o declínio mental relacionado à idade. Em um estudo que inclui mais de 900 pessoas, verificou que aqueles que comiam chocolate com mais frequência apresentavam melhor desempenho em uma série de tarefas mentais, incluindo alguns envolvendo memória, do que aqueles que raramente o comiam.


O chocolate também é um impulsionador de humor legítimo, de acordo com pesquisas. Um estudo descobriu que os participantes que comeram chocolate experimentaram sentimentos positivos positivos, em comparação com os participantes que comeram bolachas. No entanto, ainda não está claro se isso é por causa de compostos no chocolate, ou simplesmente porque o gostoso sabor torna as pessoas felizes.

Como melhorar a memoria

6- Laranja, mais um alimento bom para memória

Você pode obter toda a vitamina C que precisa em um dia comendo uma laranja média. Fazer isso é importante para a saúde cerebral, uma vez que a vitamina C é um fator chave na prevenção do declínio mental. Comer quantidades suficientes de alimentos ricos em vitamina C pode proteger contra o declínio mental relacionado à idade e a doença de Alzheimer.

A vitamina C é um poderoso antioxidante que ajuda a combater os radicais livres que podem danificar as células cerebrais. Além disso, a vitamina C apóia a saúde do cérebro à medida que envelhece. Você também pode obter excelentes quantidades de vitamina C de pimentões, goiaba, kiwi, tomates e morangos.

7- Ovos para turbinar o cérebro

Como turbinar o cérebro com ovos? Você precisa saber que eles são uma boa fonte de vários nutrientes ligados à saúde do cérebro, incluindo vitaminas B6 e B12, folato e colina. A colina é um importante micronutriente que seu corpo usa para criar acetilcolina, um neurotransmissor que ajuda a regular o humor e a memóriaDois estudos descobriram que as ingestões mais altas de colina estavam ligadas a melhor memória e função mental.

No entanto, muitas pessoas não recebem bastante colina na dieta. Comer ovos é uma maneira fácil de obter colina, dado que as gemas são uma das fontes mais concentradas deste nutriente. A ingestão adequada de colina é de 425 mg por dia para a maioria das mulheres e 550 mg por dia para homens, com apenas uma gema de ovo contendo 112 mg.

Além disso, as vitaminas B têm vários papéis na saúde do cérebro. Para começar, eles podem ajudar a diminuir a progressão do declínio mental nos idosos. Além disso, ser deficiente em dois tipos de vitaminas B – folato e B12 – foi associado à depressão. A deficiência de folato é comum em pessoas idosas com demência, e estudos mostram que os suplementos de ácido fólico podem ajudar a minimizar o declínio mental relacionado à idade.

B12 também está envolvido na síntese de produtos químicos cerebrais e na regulação dos níveis de açúcar no cérebro, vale pena notar que há muito pouca pesquisa direta sobre o vínculo entre comer ovos e saúde cerebral. No entanto, há pesquisas para apoiar os benefícios do aumento de cérebro dos nutrientes encontrados nos ovos.

8- Como melhorar a memória com Chá verde

Como é o caso do café, a cafeína no chá verde aumenta a função cerebral. Na verdade, foi encontrado para melhorar o estado de alerta, desempenho, memória e foco. Mas o chá verde também tem outros componentes que o tornam uma bebida saudável para o cérebro. Um deles é a L-teanina, um aminoácido que pode  aumentar a atividade do neurotransmissor GABA, o que ajuda a reduzir a ansiedade e faz você se sentir mais relaxado.

A L-teanina também aumenta a freqüência de ondas alfa no cérebro, o que o ajuda a relaxar sem fazer você se sentir cansado. Uma revisão descobriu que a L-teanina no chá verde pode ajudá-lo a relaxar, contrariando os efeitos estimulantes da cafeína. O chá verde também está entre os alimentos bom para memória pois é rico em polifenóis e antioxidantes que podem proteger o cérebro do declínio mental e reduzir o risco de varias doenças. 

Muitos alimentos podem ajudar a manter seu cérebro saudável. Alguns alimentos, como frutas e vegetais nesta lista, bem como chá e café, têm antioxidantes que ajudam a proteger seu cérebro de danos. Outros, como porcas e ovos, contêm nutrientes que suportam desenvolvimento de memória e cérebro.

 Você pode ajudar a apoiar a saúde do seu cérebro e aumentar seu estado de alerta, memória e humor, estrategicamente, incluindo esses alimentos na sua dieta. Já ouviu falar que é melhor cuidar da saúde agora, do que da doença no futuro? Eis a questão! Se gostou do artigo deixe um comentário, sua contribuição é muito importante para nós!

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