Como mostrar gratidão para ter uma vida melhor com exemplos biblícos

0

Mostrar gratidão de acordo com a bíblia vai lhe trazer diversos benefícios físicos, mentais e emocionais. Exatamente por isso, todos nós deveríamos mostrar gratidão sempre!


Comece o dia adquirindo o hábito de demonstrar gratidão. A Bíblia diz em Salmos 92:1-2 “É bom dar graças a Jeová (Deus) e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; É bom declarar de manhã o teu amor leal, E durante a noite a tua fidelidade.” Um dos primeiros sinais de que estamos rejeitando a Deus é esquecer de agradecer-Lhe. A Bíblia diz em Romanos 1:21 “Porque, embora conhecessem a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe agradeceram, mas os seus raciocínios se tornaram fúteis, e o seu coração insensato ficou obscurecido.” Você vai poder aprender nesse artigo como mostrar gratidão segundo a bíblia, e porque ser grato é tão importante!

Como mostrar gratidão de acordo com a bíblia

A Bíblia com certeza nos incentiva a mostrar gratidão. O apóstolo Paulo escreveu: “Mostrem-se gratos.” E ele deu um bom exemplo nesse sentido. Quando ele pregou para algumas pessoas e elas aceitaram a mensagem, ele agradeceu muito a Deus. (Colossenses 3:15; 1 Tessalonicenses 2:13). É claro que não vamos ser felizes só por dizer “obrigado” da boca pra fora. Precisamos ter atitude de gratidão. Assim, não vamos achar que as pessoas são obrigadas a fazer coisas por nós. Essa atitude também vai nos proteger da inveja e do ressentimento, sentimentos que tiram nossa alegria e levam as pessoas a se afastar de nós.

Nosso Criador também nos dá um bom exemplo. Ele mostra gratidão até pelo que os humanos fazem! Hebreus 6:10 diz: “Deus não é injusto para se esquecer da sua obra e do amor que vocês mostraram ao nome dele.” Para Deus, a falta de gratidão é uma forma de injustiça, incrível não é mesmo?


“Estejam sempre alegres. Deem graças por todas as coisas.” — 1 Tessalonicenses 5:16, 18.

 Como a gratidão melhora nossa relação com outras pessoas?

Quando alguém nos presenteia ou nos diz algo bondoso e agradecemos de coração, a pessoa se sente valorizada. Até um desconhecido se sente bem quando agradecemos por um gesto bondoso, como simplesmente segurar uma porta. Em Lucas 6:38, Jesus disse: “Pratiquem o dar, e lhes será dado. Derramarão na dobra da sua roupa uma boa medida, comprimida, sacudida e transbordante.

Como você pode desenvolver gratidão?

O que sentimos tem muito a ver com o que pensamos. Conhece o exemplo de Davi. Ele era uma pessoa que sempre demonstrava gratidão. O que o ajudava a ser grato? Durante toda a sua vida, ele meditou nas coisas que Deus fazia (Salmo 71:5, 17). Numa oração, ele disse a Deus: “Medito em todos os teus atos; reflito no trabalho das tuas mãos com vivo interesse.” (Salmo 143:5) Ou seja, ele não era uma pessoa superficial; ele pensava em assuntos profundos. Isso o ajudou a desenvolver gratidão.

A Bíblia nos dá ótimos conselhos: ‘Tudo que é verdadeiro, tudo que é amável, tudo de que se fala bem, tudo que é virtuoso e tudo que é digno de louvor, continuem a pensar nessas coisas.’ (Filipenses 4:8), então que tal criarmos o hábito e atitudes de gratidão tirando sempre um tempo do dia para pensar nas coisas positivas que temos. ““As reflexões do meu coração revelarão entendimento.” — Salmo 49:3.

A importância de demonstrar gratidão

Além de ser a mais rica das virtudes, a gratidão é também a mãe de todas as outras, As pessoas geralmente não sabem que que somos gratos se não lhe dissermos ou demonstrarmos de alguma forma. Começa aí muitas perdas de oportunidades para estreitar relacionamentos importantes. Se observarmos bem, sempre é hora de dizer “Obrigado” e não precisa ser só em situações evidentes, porque as pessoas esperam isto.

Ao contrário do que alguns pensam, demonstrar gratidão não os diminui, pelo contrário, eleva a sua grandeza. Este gesto natural é selar uma união reconhecendo que mesmo em tempos de individualismo, não se pode fazer tudo sozinho. É a capacidade de reconhecer a importância do outro em qualquer área da sua vida. Que tal um teste, comece à demonstrar mais gratidão e veja o resultado em poucas semanas.

Como mostrar gratidão para ter uma vida melhor com exemplos biblícos
Dê sua nota

Gostou do artigo? Então compartilhe com seus amigos:

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest