Como evitar a triste sensação dos sentimentos negativos

0

Que tal saber a melhor maneira de lidar com sentimentos negativos que corrompem nossas emoções no dia a dia nos tirando totalmente a alegria pela vida, deixando nossa razão sempre abalada!


Quantos de nós já não nos deparamos com grandes decepções, sejam elas com nossos parceiros, amigos, familiares, colegas de trabalhos, etc. Muitas vezes não nos sentimos bem em relação aos filhos, até mesmo entristecidos e enfurecidos quando provocados por algum amigo ou conhecido?

A melhor maneira de lhe dar com esses sentimentos negativos é não repudiar a dor emocional! Muitas vezes nos desgastamos tanto tentando nos defender das emoções desagradáveis que isso acaba gerando mais dores emocionais em relação aquilo que nos perturba. Além disso, lutamos tanto para não sentir tais sentimentos nos tornando desnecessariamente defensivos, e consequentemente acabamos prejudicando os outros.

Por que temos sentimentos negativos?

Existem muito motivos para que os sentimentos negativos possam fazer parte da nossa mente. Como por exemplo o desemprego, podendo desencadear uma mistura de baixa autoestima com terríveis pensamentos negativos sobre a vida futura desse indivíduo. Pensamentos como “não sou capaz de fazer nada” , “nunca conseguirei um emprego” podem ser comuns na mente de quem está passando por esta situação.


O sentimento negativo pode estar vinculado também com a motivação que cada um tem para buscar melhores alternativas para sua qualidade de vida. É muito propicio os pensamentos negativos surgirem em um momento de estagnação da vida. Outro fator que também pode causar esse acesso aos pensamentos negativos é a nossa tolerância às frustrações. Decepções com as pessoas, com o trabalho e outros fatores da vida acontecem mas cada tem o seu jeito de lidar com isso. Infelizmente algumas pessoas quando se sentem decepcionadas tendem a generalizar os pensamentos negativos achando que “tudo está ruim”, e não tem solução.

Experimentar os sentimentos negativos é uma experiencia para vida

Pensamentos Negativos

As pessoas que não se deixam experimentar as suas emoções negativas tendem a somatizar esses sentimentos na forma de ansiedade ou depressão!

Podemos aceitar a dor emocional sem temê-la, nos permitindo sentir os sentimentos negativos, superar e seguir em frente. Este processo nos permite lidar de uma maneira mais saudável e apropriada como nossas emoções, nos tornando mais assertivos quando respondemos às interações emocionalmente desafiadoras. Quando enfrentamos a nossa dor, a superação se torna mais breve, sendo assim deixamos de ficarmos presos nos sentimentos negativos. É estranho, mas é como se conseguíssemos enxergar o lado positivo da tristeza.

O problema da maioria das pessoas é que muitas vezes elas evitam situações em que possam se sentirem humilhadas ou desapontadas, sendo assim podem fazer má figura ou fracassar em algo, podendo perder as chances de alcançar os seus objetivos. Quando nos abrimos à possibilidade de falhar, percebemos que aquilo que tememos não é um bicho de 7 cabeças, muito menos uma ameaça à vida.

Quando tomamos a iniciativa de nos enfrentar à possibilidade de desapontamento, tendemos a sentir-nos mais fortes e mais descontraídos. Com esta atitude evitamos alimentar cenários catastróficos, tristes de que as outras pessoas irão nos rejeitar, nos envergonhar, ou talvez não irão gostar de nós por agirmos de uma determinada maneira. Tudo mito, como já citei, lidar diretamente com os nossos sentimentos de decepção ou desapontamento nos torna mais resistentes, flexíveis, adaptáveis e funcionais.

Olhar para a realidade e agir em relação aos pensamentos negativos

A nossa perspectiva sobre a vida e o que esperamos dela tem muito a ver com a forma como lidamos com os desafios e com a realidade. Se ficarmos esperando uma vida feliz por merecimento ou atitudes da maneira que sonhamos, com certeza iremos nos decepcionar com mais facilidade em relação ao sentimento de injustiça.

É muito melhor, aceitar a realidade como ela é, ou seja, que a vida também comporta momentos dolorosos. Ao enfrentar determinadas realidades existenciais, e aceitar que vamos morrer em breve (mesmo que seja daqui a cem anos), estamos preparados para enfrentar situações dolorosas, como o envelhecimento, a perda, doenças e até mesmo a morte.

Mesmo que  sejam emoções difíceis de enfrentar, quando não as evitamos, estamos na verdade deixando nossa vida mais saudável. Sem esse sentimento, não podemos apreciar com plenitude a sensação do que é estar vivo. As emoções dolorosas nos conscientizam, e nos deixam mais propícios a sentir e observar a realidade da raça humana, observando que todos nós enfrentamos de alguma maneira uma determinada dificuldade e paramos de olhar para o nosso próprio umbigo, demonstrando mais compassividade em relação a si mesmo e aos outros.

Conhecer a si mesmo faz diferença

É muito importante conhecer a si mesmo. O que lhe dá o sentido da vida? Quais são os seus valores pessoais? Quando conhece a si mesmo, você sabe o que está fazendo com a sua vida. Quando o assunto é relacionamento, é útil e sábio não nos defendermos dos nossos próprios sentimentos, como é aconselhável estar ciente dos sentimentos que a outra pessoa está experimentando, para que não fiquemos demasiadamente presos em nosso ponto de vista pessoal.

Uma ótima dica seria para que quando se sentir magoado ou zangado com alguém, em vez de deixar esses sentimentos assumirem completamente as suas decisões, tente manter em mente a perspectiva da outra pessoa e esforce-se para entender o que ela esta sentindo. Isso permitirá que você alargue o entendimento do que está acontecendo em todos os momentos.

Como transformar os sentimentos negativos em positivos!

Um passo importante para pensarmos positivo seria trabalhar os sentimentos negativos que estão influenciando a nossa vida. Uma auto-análise sobre tais pensamentos poderia ajudar a elaborar um melhor entendimento sobre eles. Se questionar sobre “o que está acontecendo comigo, na minha vida para eu ter tantos pensamentos negativos?” Poderá te ajudar na busca de soluções, e conseqüentemente mudar do negativo para o positivo, ao menos diminuir a intensidade deles.

Seria interessante também a prática de atividades que deem prazer, pois tais atividades trazem para a vida e para auto-estima mais positividade. Quando sentimos prazer ao fazer algo nossa auto-estima acaba sendo influenciada de maneira positiva e conseqüentemente temos pensamentos felizes, motivadores, positivos.

Pessoas que ficam presas ao passado, principalmente quando o passado lhe traz péssimas lembranças, tendem a generalizar o que vai acontecer no presente e no futuro. Pensamentos como “ isso já que aconteceu antes, com certeza desta vez vai acontecer novamente” , ou “nunca mais vou arranjar um namorado” são comuns e as pessoas acabam predestinando seu presente e seu futuro com estes pensamentos.

Seja confiante e adquira felicidade constante

É muito importante que você acredite em si mesmo, pois a autoconfiança é um sentimento profundo da crença em nós mesmos que nos motiva para a ação deliberada. Tendo autoconfiança lançamos facilmente desafios a nós mesmos. Passamos a acreditar em nossas capacidades e habilidades para solucionar problemas e enfrentá-los. Conseguir nos organizar melhor no sentido de irmos ao encontro das nossas necessidades, objetivos e sonhos.

O ponto de partida extremamente importante é a convicção de que você é capaz de conquistar algo significativo, ou que você tem, pode descobrir, ou construir algo especial para contribuir para ser bem sucedido, mude suas crenças, mude seus pensamentos, transforme sua vida para viver o melhor dela e aproveite o presente, sim aproveite o grande presente que Deus lhe deu, a vida.

Como evitar a triste sensação dos sentimentos negativos
Dê sua nota

Gostou do artigo? Então compartilhe com seus amigos:

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest