Como educar os filhos em um mundo que parece estar totalmente perdido

0

Como educar um filho nesse mundo tão difícil?

A bíblia diz em Deuteronômio 6:6,7 que “E estas palavras que hoje te ordeno têm de estar sobre o teu coração; e tens de inculcá-las a teu filho.” Quando Deus criou a família, ele deu aos pais a responsabilidade de criar os filhos.

Sendo assim, como pai ou mãe, é seu dever ensinar os filhos o caminho correto para que eles se tornem adultos responsáveis.Também é muito importante saber o que se passa no coração deles, sem contar que o maior exemplo sempre vai ser você. Esse artigo traz dicas de como educar os filhos!

Educando filhos

Dicas de como educar os filhos

Educando filhos deixando eles à vontade para falar com você

Hoje em dia o dialogo entre pais e filhos infelizmente se tornam menos frequentes, ainda mais com tantas redes sociais, jogos, entre outros entretenimentos. Sendo assim sempre que seus filhos precisarem conversar, dê toda atenção para eles. Tenha o hábito de manter sempre um dialogo com ele independente de surgir ou não problemas, não deixe para quando surgir o caos.

A bíblia diz em “Tiago 1:19 para que você seja rápido rápido no ouvir e vagaroso no falar.” Com certeza qualquer pai deseja que seu filho se sinta à vontade para falar com ele. Então deixe que eles saibam que sempre serão ouvidos quando precisarem conversar.

A dica é, tente criar um ambiente pacífico, onde seus filhos acharão mais fácil se abrir com você. Caso eles pensem que você só conversa para mencionar criticas e construir brigas, com certeza irão se fechar, ai as coisas podem se complicar. Então pais, como educar um filho? Seja paciente e sempre deixe claro o seu amor por eles, sendo assim com certeza estará educando filhos!

como educar meu filho

Como educar meu filho entendendo o que eles desejam dizer

Um fato um portante sobre como educar um filho é nunca se importar com o que eles digam, ou seja, esteja sempre decidido a não interromper e a não reagir de modo exagerado. Tente se colocar no lugar deles, lembre-se de como você se sentia e do que parecia ser importante quando tinha a idade deles.

A bíblia diz em Provérbios 16:20 que quem mostra perspicácia num assunto achará o bem. Isso quer dizer que as vezes é necessário ouvir além das palavras dos seus filhos, é preciso tentar sentir o que eles realmente sentem. É normal que alguns jovens digam coisas impensadas, e até grosseiras, porém mantenha a calma, e seja sábio ao ouvir e ao falar.

Educando filhos mostrando que você e seu cônjuge tem a mesma opinião

Tenha o hábito de conversar com seu marido ou esposa  para que possam chegar a um acordo sobre como disciplinarão seus filhos. Tente também ver as coisas pelo ponto de vista de seu cônjuge caso você e ele tenham opiniões diferentes sobre como educar os filhos.

A bíblia diz em Em Provérbios 1:8 para que o filho escute a disciplina do seu pai e não abandones a lei da sua mãe, então tenha em mente que Deus deu ao pai e a mãe a autoridade, então como educar um filho é algo que deve ser feito com grande responsabilidade, tenha sempre em mente essas palavras.

As crianças percebem quando os pais estão unidos com os mesmos pensamentos. Então se vocês não tiverem a mesma opinião sobre diversificados assuntos como educar os filhos? Caso isso aconteça, não expressem isso na frente deles, pois fazendo isso aos poucos eles podem deixá-los de respeita-los!

Como educar seus filhos

Faça planos de como educar os filhos

Uma ótima maneira de continua educando filhos é os ensinando a a encarar a Deus como uma pessoa real em quem podem confiar. Então que tal ajuda-los a aprender a identificar e evitar coisas moralmente perigosas, como as que podem ser encontradas na internet e em redes sociais. Então discipline seus filhos para que eles não sejam vítimas de predadores sexuais.

A bíblia diz em Provérbios 22:6 para educar o rapaz segundo o caminho que é para ele, ou seja, mais uma vez ressaltando o fato de como educar um filho não pode, nem deve ser deixado ao acaso. Então crie um plano que inclui discipliná-los sempre que necessário.

Claro que a disciplina não envolve apenas castigo, mas inclui ajuda-los e compreender os motivos por trás das regras. Ensiná-los a amar a palavra de Deus também é fundamental no fato de como educar um filho, pois o amor deles por Jeová Deus irá ajuda-los a ter uma consciência bem treinada para mesmo que quando estiverem longe de vocês sejam obedientes por amor, não por medo, pois filhos são presente de Deus.

Como educar um filho

RuimRegularBomMuito bomExcelente (Nenhum voto)
Loading...
Compartilhe

Sobre o Autor

Webmarketer e Problogger ♥ Um amor incondicional por Jeová Deus! Pai de uma menina linda, meu tesouro! Amo escrever e aprecio muito uma boa leitura, apaixonado por esportes, vida fitness, academia, futebol e alimentação saudável. Fundador do site Portal da Motivação com o propósito de promover dicas motivacionais sobre relacionamentos, coaching, lei da atração, trazendo reflexões e pensamentos para que possa conquistar seus objetivos e viver melhor. Meu desejo é ajudar e contribuir com o bem-estar de milhões de pessoas, impactando vidas de maneira positiva e produtiva!

Deixe um comentário