Aprenda como ser otimista e como melhorar de vida

0

Benefícios de ser otimista

Imagine um copo de água pela metade, você deve estar questionando, como ser otimista tem haver com um copo de água? Logo irá entender e aprender como melhorar de vida baseado em pesquisas cientificas, onde vai poder verificar uma lista de benefícios para ser otimista, confira:

  • O otimismo está associado a uma saúde melhor e a uma vida mais longa.
  • A pesquisa mostrou  que praticar o otimismo e a gratidão aumenta sua felicidade.
  • Esperar um resultado positivo das situações te ajuda a conseguir ótimos acordos.
  • Treinar seu cérebro para ser positivo vai te ajudar a perseverar e criar mais oportunidades para si.
  • Os profissionais otimistas  são mais bem sucedidos.

Como ser otimista em um mundo de pessoas pessimistas?

Por outro lado, o professor de UPenn e especialista em felicidade  Martin Seligman  explica que o  pessimismo  é o lado totalmente negativo da moeda principalmente para quem deseja empreender. A pesquisa revelou que o pessimismo é desadequado na maioria dos empreendimentos. Por exemplo, os agentes de seguro de vida pessimistas fazem menos tentativas de vendas, sendo menos produtivos e persistentes.

De modo similar, eles desistem mais facilmente do que os agentes otimistas. Será que você está condenado se não for naturalmente otimista? Claro que não, Nesse artigo você vai conhecer alguns passos que podem transformar os pessimistas em otimistas, ou mesmo fazer pessoas que já são positivas se tornarem mais positivas ainda.


Como melhorar de vida sendo menos pessimista

Tudo se resume ao que os  pesquisadores  chamam de “estilo explicativo”. Quando as coisas ruins acontecem, que tipo de história você conta a si mesmo? Existem aqui três elementos importantes. Vamos chamá-los de 3P, que são permanência, penetração e pessoal.

Os pessimistas dizem a si mesmos que os eventos ruins:

  • Vão durar muito tempo ou para sempre. (” Nunca vou   fazer isso”).
  • São universais. (“Você não pode confiar em  nenhuma  dessas pessoas”).
  • São culpa própria. (” Eu sou  terrível nisso”).

Enquanto os otimistas dizem a si mesmo que os eventos ruins:

  • São temporários. (“Isso acontece  ocasionalmente,  mas não é grande coisa”).
  • As coisas ruins têm uma causa específica e não são universais. (“Quando o  clima  estiver melhor que não seja um problema”).
  • Não é culpa dele. (“Eu sou bom nisso, mas hoje não deu”).

Como melhorar de vida e como ser otimista

Características dos pessimistas segundo Seligman

A característica determinante dos pessimistas é que eles tendem a acreditar que os eventos ruins durarão por muito tempo, minarão tudo o que fazem e sempre será culpa própria. Os otimistas, que são confrontados com os mesmos problemas do mundo, pensam de maneira diferente.

Eles tendem a acreditar que a derrota é apenas um recuo temporário, e que suas causas estão limitadas a este caso. Os otimistas acreditam que a derrota não seja sua culpa, e confrontados por uma situação ruim, eles levam isso como um desafio e se esforçam mais.

E quando as coisas boas acontecem, a situação inverte, os pessimistas pensam que as coisas boas serão de curta duração, raras e aleatórias, enquanto que os otimistas pensam que as coisas boas vão durar para sempre, sendo universais e próprias. Qual é o resultado final disso? Os pessimistas geralmente param a vida e se sentem inúteis se tornando pessoas deprimidas.

Como ser otimista seguindo alguns passos

Discutir com você mesmo

Como você treina um cachorrinho para não fazer xixi no tapete? Quando as coisas não seguem o seu caminho, essa voz em sua cabeça vai contar uma história. Verifique o estilo que está usando. Está dizendo que coisas ruins serão permanentes e universais? Você está se culpando? Isso é pessimismo.

Veja o seu pensamento e jogue o script nos três:

  • Mude as explicações permanentes para outras mais passageiras.
  • Mude as respostas generalizadas a outras específicas.
  • Mude o raciocínio pessoal para as perspectivas que não sejam todas minhas falhas.
Pergunte a si mesmo “Qual é o custo de estar errado?”

Será que se eu fosse um assassino, iria querer um advogado pessimista no meu caso? Será que gostaria de passar todos os dias imaginando sempre o pior ? A dica é, sempre que você não tiver a certeza se o otimismo é a maneira correta de lidar com algo, pergunte a si mesmo:  “Qual é o custo de estar errado aqui?”. Quer ser mais positivo? Então certifique-se de quando surgirem problemas você seja:

  • Transitório, não permanente.
  • Específico, não penetrante.
  • E que as causas são externas, não são “todas minhas falhas”.

O pessimismo pode ser uma ferramenta útil quando a desvantagem é grande, mas usada como padrão torna a vida inútil e sem esperança. E o que a pesquisa diz prevê melhor desempenho do que inteligência, notas ou personalidade!

Aprenda como ser otimista e como melhorar de vida
5 (100%) 1 vote

Gostou do artigo? Então compartilhe com seus amigos:

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest