8 Estratégias que os grandes líderes usam para motivar seus funcionários

0

Um grande líder simplesmente não lidera, um grande líder tem a função de motivar seus funcionários para a saúde e o crescimento da empresa, confira algumas técnicas e inove!


Na maioria das empresas, é comum que funcionários esperem por alguma aprovação na execução de um trabalho, porque estes querem sentir que suas contribuições estão sendo notadas. Os grandes líderes tentam fazer com que os seus empregados se sintam entusiasmados, seguros e valorizados. É por isso que a relação entre funcionários e chefes é muito importante, pois uma equipe motivada e inspirada reflete diretamente no sucesso da empresa.

Funcionários motivados e felizes se comprometerão de maneira mais intensa com seus afazeres, estando cientes de suas obrigações e dispostos a criar e inovar sem medo de represarias. Para que a relação empregado e empregador produza bons frutos, líderes precisam de estratégias claras e definidas, tendo em mente que é preciso manter sempre vivo o espírito de entusiasmo entre funcionários. Nesse artigo você vai conferir 8 estratégias que os grandes líderes usam para motivar seus funcionários!

8 estratégias de como grandes líderes motivam seus funcionários

1. Compreenda as motivações individuais

Não se torne um robô na maneira de motivar sua equipe, pois a padronização de um discurso ou ação pode não funcionar da maneira esperada, uma vez que cada indivíduo vai receber e perceber o discurso de uma maneira individual. A estratégia aqui é que você encontre maneiras de conversar individualmente com cada membro da sua equipe, para que possa motivar seus funcionários de uma maneira mais intensa..


2. Mude o discurso e faça o inesperado

Os grandes líderes compreendem que não devem falar apenas o que as pessoas querem ouvir. Falando apenas o que convém, você pode estar criando uma situação de conforto, que pode se tornar um grande problema para o futuro. Imagine como exemplo que você prestou um elogio impensado e mentiroso para um de seus funcionários, pois pensou que o deixaria animado. Uma estratégia falha e sem nexo, porque quando a verdade vir à tona, ele se sentirá totalmente desmotivado, e o pior, perderá a confiança nas suas palavras. Portanto, seja o mais transparente e verdadeiro possível.

3. Pense no futuro para motivar seus funcionários

É comum fazer investimentos na empresa visando o futuro dela, correto? Assim também deve ser com sua equipe. Os funcionários trabalham com expectativas para o próprio futuro, e grandes líderes lembram disso ao pensar em estratégias para motivar seus funcionários em relação a esse futuro, deixando sempre em suas mentes que o melhor ainda está por vir.

4. Inspire, contando histórias motivadoras

Você sabia que o ser humano começa a compreender o mundo ao seu redor por volta dos 5 anos de idade, por meio das histórias que lhe são contadas?  À medida que as pessoas amadurecem, suas visões de mundo tornam-se mais claras e complexas, e felizmente sua capacidade de assimilar narrativas nunca se perde. Por isso um grande líder deve se tornar um grande contador de histórias, pois ele as usa para criar argumentos convincentes para motivar seus funcionários e convence-los sobre determinado assunto de maneira natural e versátil.

5. Encoraje seus funcionários a criar soluções sem represarias

Na maioria das vezes dar liberdade e poder para que sua equipe possa solucionar algum pequeno problema relativo à empresa pode se tornar uma grande estratégia para manter seus funcionários motivados e dispostos para o que der e vier. As grandes empresas pensam fora da caixinha, inovam, se dispõe a criar novas metodologias para seu crescimento, algo que você deveria trabalhar em sua empresa também.

6. Reconheça sempre boas atitudes

Grandes líderes costumam demonstrar grande respeito e admiração pelo trabalho de suas equipes, reconhecendo as qualidades individuais dos seus colaboradores. Eis ai mais uma grande estratégia para motivar seus funcionários, que tal uma promoção ou um brinde para o funcionário do mês, aquele que teve uma grande ideia, e a transformou em lucros, não seria merecido?

7. Apresente desafios

As pessoas nunca irão desenvolver seus talentos se continuarem  fazendo a mesmas coisas de sempre. A estratégia para motivar seus funcionários aqui seria criar alguma situação que possa estimular novas habilidades, apresentando tarefas desafiadoras, que tenham ligação direta com a sua equipe e empresa.

8. Grandes líderes se comunicam

Para que uma equipe esteja plenamente motivada, é necessário que ela tenha plena confiança no seu líder, e o ingrediente principal com certeza é a comunicação. Os grandes líderes dão abertura para que as equipes sintam-se à vontade para dialogar e expor suas ideias. Creio não existir estratégia mais eficaz para que seus planos e ideias possam chegar a todas as áreas da sua empresa, garantindo o envolvimento de todos nos processos da mudança.

Um grande líder com certeza faz toda a diferença na empresa, pois é ele o grande responsável no tocante em seus funcionários. Diante de suas ações e palavras vai conseguir introduzir valores individuais e ética para cada membro de sua equipe, demostrando respeito, e focando sempre em futuro melhor para todos, você vai ver que a motivação deles só tem a beneficiar o crescimento e desenvolvimento da sua empresa.

8 Estratégias que os grandes líderes usam para motivar seus funcionários
Dê sua nota

Gostou do artigo? Então compartilhe com seus amigos:

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest