6 dicas que vão ajudar você a levantar sua autoestima

0

A autoestima pode ser definida como a forma que enxergamos a nós mesmos em relação ao mundo. Ela expressa o quanto nos respeitamos e nos queremos bem, e isso é refletido em nossas decisões e situações.


Que tal refletir sobre como anda sua vida atualmente! As atitudes que anda tomando são benéficas ou maléficas? Sua postura diante das situações está positiva ou negativa? Você anda contente consigo mesmo? Se as respostas forem negativas, seu amor próprio está completamente prejudicado e precisa ser trabalhado para levantar sua autoestima novamente. Nesse artigo você vai encontrar 6 incríveis dicas que vão te ajudar nessa batalha, confira!

1. Valorizar o presente

O passado já passou, e o futuro ainda esta por vir, então que tal viver intensamente o presente, olha que palavra linda (presente de Deus pra você), foi ele quem te deu. Pare de chorar por mágoas antigas e vivenciá-las, ou até mesmo se preocupar com o que ainda não aconteceu, não gaste energia com coisas que só te te deixará mais para baixo.

Viva com intensidade a companhia dos seus filhos, nada de pensar naquela conta que não foi paga, ou na reunião do dia seguinte enquanto se diverte com eles, cada coisa no seu lugar, trabalho é trabalho, família é família, Então curta todos os momentos, pois são únicos, em questão de segundos, o presente já virou passado.


Mateus 6: 25 – 32

Por essa razão, eu lhes digo: Parem de se preocupar tanto com a sua vida, quanto ao que comer ou quanto ao que beber, e com o seu corpo, quanto ao que vestir. Não significa a vida mais do que o alimento e o corpo mais do que a roupa? Observem atentamente as aves do céu; elas não semeiam nem colhem, nem ajuntam em celeiros, contudo o Pai de vocês, que está nos céus, as alimenta.

Será que vocês não valem mais do que elas? Quem de vocês, por estar ansioso, pode acrescentar um só côvado à duração da sua vida? Também, com respeito à roupa, por que estão ansiosos? Aprendam uma lição dos lírios do campo, de como eles crescem; não trabalham nem fiam. Mas eu lhes digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestia como um deles. 

Então, se Deus veste assim a vegetação do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vestirá ele ainda mais a vocês, homens de pouca fé? Portanto, nunca fiquem ansiosos, dizendo: ‘O que vamos comer?’ ou: ‘O que vamos beber?’ ou: ‘O que vamos vestir? Pois todas essas são as coisas pelas quais as nações se empenham ansiosamente. O seu Pai celestial sabe que vocês necessitam de todas essas coisas.

2. Aceite seus defeitos para levantar sua autoestima

Você conhece alguém perfeito, sem defeitos? Então pare de se cobrar tanto, Devemos estar cientes de nossas responsabilidades diante dos nossos erros, se achar vitima da situação é totalmente desnecessário, e não vai te levar a lugar algum. Peça desculpas, assuma seu erro e as consequências do ato, priorize suas mudanças internas, o mais importante de tudo, se perdoe, não fique se martirizando, se sentindo um monstro diante dos fatos, errar é humano, aceitar é digno, perdoar é um ato honroso. Tendo esses padrões de pensamentos com certeza vai conseguir levantar a autoestima rapidamente.

Efésios 4: 32 – Mas sejam bondosos uns com os outros, ternamente compassivos, perdoando liberalmente uns aos outros, assim como Deus os perdoou liberalmente por Cristo.

3. Aprenda a dizer não

Dizemos tanto “sim” quando na verdade gostaríamos de dizer não, passamos por cima do nosso bem estar, para agradar as pessoas e não decepciona-las. Mas passar pela vida sem decepcionar ninguém é algo meio que surreal. Não podemos e não devemos concordar com tudo e com todos, pelo bem da nossa saúde mental. É preciso ter uma posição se quisermos levantar a autoestima ou mantê-la saudável, Dizer não talvez sela um dos grandes segredos!

4. Acredite em você para levantar sua autoestima

Um ótimo exercício para levantar sua autoestima seria dizer todas as manhãs afirmações positivas, muitas vezes, para que seu cérebro comece a acreditar e absorver tais afirmações. Crie suas próprias rotinas para as afirmações: de manhã, na hora do almoço e à noite. Algumas pessoas escrevem suas afirmações num livro, outros gravam ou repetem silenciosamente. Crie a sua: “Tenho confiança em mim mesmo”, “Eu recebo bem as mudanças”, “Ninguém é melhor do que eu “.

5. Mostrar sempre gratidão

Dar valor ao que você possui, em vez de olhar para o que os outros possuem. Muitas vezes nos concentramos nas coisas que nos falta, ou no que ainda não realizamos. Mas na verdade devemos nos concentrar na essência da gratidão. Conseguimos nos fortalecer sendo gratos e construir algo em cima disso, não precisando correr atrás de mais desenvolvimento, mais felicidade, mais amor etc. Pois se não dermos valor ao que temos, nunca ficaremos satisfeitos com nossas conquistas.

6. Ser eficiente

Ser eficiente é ter em mente alguns preceitos e segui-los. Ter uma vida organizada, anotar tudo o que vai fazer amanhã e no futuro. Sentir orgulho do trabalho bem-feito. Usar cada segundo da melhor maneira possível trazendo grandes benefícios para sua vida e aumentando seu poder de produção. Os resultados serão extraordinários, em pouquíssimo tempo, tenho certeza que se você utilizar estas incríveis ferramentas, terá um reencontro com sua autoestima. Seja feliz hoje meu amigo (a), vamos aproveitar esse presente maravilhoso chamado “presente” (rs), Que Deus abençoe a todos sempre e para sempre!

6 dicas que vão ajudar você a levantar sua autoestima
Dê sua nota

Gostou do artigo? Então compartilhe com seus amigos:

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest