3 Princípios de como estabelecer metas e objetivos

0

Como definir metas e objetivos claros

Uma das linhas mais famosas na história do teatro foi escrita por Shakespeare e, se me lembro corretamente, é sobre objetivos: “O objetivo é a coisa, com a qual realizaria a agenda da Rainha”. Lembra-se? Hamlet estava tentando desenvolver um novo detergente para lavar roupa para remover manchas de roupas finas.

Foi um dos grandes momentos das artes cênicas, algo tão nítido, mesmo para alguém como eu, que não tem treinamento nenhum na arte do teatro ( o fato é que quando analiso essa situação, reconheço um grande gênio). Partindo do princípio de como estabelecer metas e objetivos, exemplificaremos para você dicas importantes para não se perder em seus planos!

3 Princípios de como estabelecer metas e objetivos

1- Construa Objetivos e metas específicos

Imagine que Beatriz, uma jovem empresária decide que sua loja de plantas necessita de um novo visual. Então ela liga para uma equipe preparada e menciona que o seu objetivo é renovar a loja, pede propostas, então logo a equipe volta com várias propostas, entre elas, instalar arame farpado ao redor para que evitasse furtos de plantas, também mudar os sistemas de segurança, etc.

Onde queremos chegar! Como definir metas e objetos tem haver com a empresária Beatriz? O fato é que essa jovem empresária deve deixar seus objetivos e metas mais claro e específico, você conseguiu perceber o erro? Então é importante especificar um período de tempo. Que tal, “Vamos atualizar a loja para ter uma aparência moderna até 31 de dezembro do próximo ano”. Percebeu como mudou o contexto?

como-definir-seus-objetivos-e-metas

2- Como estabelecer metas e objetivos para serem alcançados?

Também é importante fazer metas e objetivos mensuráveis. Caso contrário, você não saberá se realmente pode alcançá-los. Que tal uma enquete informal com alguns de seus clientes ao entrarem na loja? Sem uma maneira de saber que o objetivo foi atingido, você corre o risco de trabalhar para sempre, mesmo depois de atingir o objetivo.

Muitas pessoas cometem esse erro com metas e propósito de vida. Eles estabelecem metas como “Eu quero ser rico”, ou “Eu quero ter sucesso”, ou “Eu quero ser feliz”, mas nunca é específico ou mensurável, então eles não sabem quando estão lá. Certifique-se também de que seus objetivos estão sob seu controle, ou se você é um gerente, está sob o controle de sua organização.

3- Como estabelecer metas com pequenos objetivos

Suponha que agora você e sua equipe tenha seus objetivos e metas definidos, que é atualizar a loja para uma aparência moderna, então vai precisar dividi-lo em pequenos objetivos e mais viáveis. Esses objetivos menores são as fases que você vai percorrer ao longo do caminho para alcançar e definir suas metas.

Uma meta que não pode ser decomposta em etapas é menos provável de ser alcançada ao longo do tempo. Em qualquer Organização de Sucesso ou ambientes de negócios você vai perceber que reflete os objetivos e os sub-objetivos. As posições mais elevadas têm metas maiores e mais longas.

Um vice-presidente pode ter um objetivo de “Melhorar as vendas em 20%”. Um objetivo menor pode ser “Dobrar nossa capacidade de vendas por telefone”, o que seria atribuído ao Diretor de Operações Regionais como seu principal objetivo.

como-definir-metas-e-objetivos

Então aprenda a definir seus objetivos e metas

Você costuma se imaginar daqui a 5 ou 10 anos? Pensa em algo que deseja fazer daqui a 6 meses? Ou talvez esteja preocupado com as tarefas que precisa concluir amanhã? Em níveis diferentes, todos os dias você irá precisar estabelecer metas e, logo em seguida, começar a trabalhar para alcançá-las.

A questão é que dependendo de como essa definição é feita, se torna praticamente impossível transformar em realidade o que foi planejado. Por isso mantenha o foco, trace pequenos objetivos divididos em etapas e busque sempre conclui-los no período correto, o sucesso não é casual, é algo construído pelos grandes, tenha isso sempre em mente!

RuimRegularBomMuito bomExcelente (Nenhum voto)
Loading...
Compartilhe

Sobre o Autor

Webmarketer e Problogger ♥ Um amor incondicional por Jeová Deus! Pai de uma menina linda, meu tesouro! Amo escrever e aprecio muito uma boa leitura, apaixonado por esportes, vida fitness, academia, futebol e alimentação saudável. Fundador do site Portal da Motivação com o propósito de promover dicas motivacionais sobre relacionamentos, coaching, lei da atração, trazendo reflexões e pensamentos para que possa conquistar seus objetivos e viver melhor. Meu desejo é ajudar e contribuir com o bem-estar de milhões de pessoas, impactando vidas de maneira positiva e produtiva!

Deixe um comentário