20 Dicas de como perder o medo de falar em público

0

Existe um método de como falar bem em público?

Muitas pessoas hoje em dia classificam o medo de falar em público superior ao medo da morte. A verdade é que esse medo pode prejudicar sua vida profissional e pessoal. Quando está prestes a fazer um discurso ou uma simples conversa em público você se sente muito nervoso, suas mãos começam a suar, seu estômago da um grande nó e como consequência você não quer mais participar do tal discurso?

Se seu caso for afirmativo, muita calma nessa hora. Você deve estar se perguntando, mas como perder o medo de falar em público, sendo eu uma pessoa extremamente insegura e tímida? Nesse artigo você vai aprender algumas técnicas simples e eficazes que vão te ajudar com esse probleminha.

Então como falar bem em público pode mudar sua vida?

Todos estamos cientes que tanto nos negócios como em qualquer área da vida é de grande importância a naturalidade do discurso público para que você possa expressar bem seu ponto de vista e consequentemente fazer com que as pessoas compreendam o que está querendo transmitir.


É provável um dia todos tenhamos que nos deparar com essa problemática de falar em público. Poderá ser uma apresentação formal, uma audiência, ou simplesmente pedir ao nosso chefe uma promoção, as habilidades de falar são essenciais para avançar em qualquer área da vida, profissional ou não.

O medo de falar em público é muito real. No entanto, existem técnicas que poderá ajudar você à superar seus medos. Acredite ou não, existem maneiras para aproveitar sua energia de forma positiva. Mas como perder o medo de falar em público, confira algumas técnicas estudadas, testadas e preparadas especialmente pra você!

Técnicas de como perder o medo de falar em público

1) Organize-se


Quando você organiza toda sua vida e pensamentos,a tendência é que você fique muito mais relaxado e tranquilo. Quando você tem pensamentos claros e organizados, sua ansiedade sera reduzida e consequentemente irá falar melhor, pois vai poder se concentrar melhor no momento, produzindo assim um ótimo discurso.

2) Pratique e se prepare

A boa preparação e a prática é essencial para um ótimo discurso. Escreva um script com os pontos chave, mas não leia o script palavra por palavra. Prepare bem o seu discurso, que você possa responder a qualquer possível pergunta sobre o assunto.

3) Elimine o medo da rejeição

E se o meu público odiar o discurso? E se eles me expulsarem do palco?  Tente eliminar o “se” da sua vida, e qualquer que seja os seus medos de rejeição. O público está lá para te ouvir por algum motivo, e tenha certeza que estão todos torcendo por você, pois sabem que acrescentará algo para eles.

4) Como perder o medo de falar em público sendo positivo!

Quando você estiver falando, tente encontrar o seu ritmo, assim como uma dança todos temos nosso melhor passo, nossa melhor performasse. Use frases curtas e foque nos pontos chaves, respire e de pequenas pausas entre pontos, isso pode te dar tempo e atenção ao que vai dizer em seguida.

5) Se assista no espelho

Pratique seu discurso em frente do espelho, como se estivesse falando diretamente com alguém. Se você realmente quer aprender como melhorar as habilidades de falar em público, deve prestar atenção:

  • Em suas expressões faciais;
  • Em seus gestos;
  • Em seus movimentos corporais;
  • Em como você dá boas vindas a você mesmo;

Quando você tem expressões suaves e uma atitude calma enquanto fala, será mais acolhedor para o seu público, está conseguindo compreender como falar bem em público envolve muitos fatores externos e internos?

Como perder o medo de falar em publico

Pratique seu discurso em frente do espelho para melhorar seus gestos!

6) Como falar bem em público analisando sua voz!

Grave seu discurso do inicio ao fim em seu celular ou câmera de vídeo. Depois ouça ou assista com cautela, faça anotações sobre como você poderia melhorar. Algumas pessoas não gostam de ouvir o som de sua voz em gravações, por isso é importante que se acostume com sua própria voz e estilo de fala.

7) Trabalhe com sua respiração

Quando você consegue se concentrar na respiração, sua voz terá mais ressonância e consequentemente vai ficar mais relaxado. Respire calmamente e se concentre para encontrar o seu ritmo. Embora seja um exercício para falar em público, o trabalho de respiração irá ajuda-lo a reduzir o estresse e a melhorar a clareza em todas as áreas da vida.

8) Pratique sempre mais e mais

Pense nisso, para construir habilidades de comunicações efetivas e melhorar sua fala pública, a melhor maneira de aprender a falar é falar e falar, falar e falar, falar e falar e falar.

9) Discurse para outra pessoa

Há muitas pessoas nas quais você pode praticar. Certifique-se de dizer a pessoa para ser completamente honesto com você em sua crítica, pode praticar com um amigo, seus pais, seus filhos, parentes, alguém que fique a vontade para discursar e que tenha também sinceridade no falar para criticar ou elogiar.

Falar diretamente com outra pessoa vai te ajudar a ficar relaxado e também ganhar experiência em ouvir com clareza os comentários positivos ou não de outra pessoa. Se eles tiverem dúvidas sobre o assunto, é provável que os membros da sua platéia tenham as mesmas perguntas.

10) Exercício Leve Antes De Falar

Exercitar-se levemente antes de uma apresentação pode fazer circular o seu sangue e enviar oxigênio para o seu cérebro. Dê uma volta antes de um discurso ou faça alguns alongamentos.

11) O que beber antes do discurso?

Beber um copo de água com limão antes de um discurso, pode ajudar a lubrificar sua garganta. Tente evitar bebidas açucaradas antes de falar, pois podem secar a boca e dificultar a conversa.

12) Para iniciar, escolha um assunto que goste

Quando você fala sobre algo com o qual você se preocupa apaixonadamente, você ficará mais confortável e se sentirá mais confiante. Então como escolher um assunto que realmente goste:

  • O assunto deve ter tido um impacto importante sobre você;
  • Você gostaria muito de compartilhá-lo com outros;
  • Você sente que outras pessoas podem se beneficiar do seu conhecimento;
  • Você pode falar sobre isso de coração.

13) Mantenha o foco no na matéria

Concentre-se em entregar seu material da melhor maneira possível. Não se preocupe com as reações do público.

14) Relaxe e esqueça dos seus medos

Quando você relaxa e deixa seu estresse de lado, vai se sentir menos tenso, mais produtivo e consequentemente muito mais tranquilo para seguir em frente com o discurso.

15) Não espere confetes do seu público

Você deverá estar ciente que sempre haverá alguém do público no celular, cochilando, conversando com o amigo ao lado, fazendo caretas, isso é um fato. Lembre-se de que sempre haverá pessoas aborrecidas ou cansadas, mas mentalize que nenhuma dessas reações tem haver com a sua pessoa em particular.

Como perder o medo de falar em publico

Faça sempre o seu melhor, independente da platéia!

16) Evite falar muito rápido

Falar rápido durante um discurso interfere nos padrões naturais da sua respiração. Se você falar rápido demais, irá perceber que respirará menos. Talvez essa situação possa ocasionar em você um certo pânico. Então que tal praticar a desaceleração quando você fala, e você ficará mais calmo e relaxado.

17) Como falar bem em público usando sua energia nervosa?

Aprenda a canalizar sua energia nervosa para energia positiva. Estar nervoso é uma forma de adrenalina, sendo assim você pode usá-lo de forma positiva para fazer uma apresentação apaixonante, vai perceber que as pessoas que te conhecem vão se questionar sobre suas atitudes e talvez até se interessarem no assunto de como perder o medo de falar em público, você poderá começar a ensinar, imagine só!

18) Medite ao menos 5 minutos por dia

Meditar pode ajudar a limpar sua cabeça de pensamentos negativos, e produzir pensamentos positivos, já ouviu falar na lei da atração? Coloque essa lei na sua vida!

como falar bem em publico

Meditar na palavra de Deus também pode lhe ajudar a perder o medo de falar em público!

19) Tenha orgulho do que faz

Saiba que você é o maior crítico do seu trabalho, então quando você finalizar um discurso ou entregar uma apresentação, de uma olhadinha para o que ficou para trás. Você vai perceber que superou seus medos, fez o seu melhor, e isso deve gerar muito orgulho, sinta-se um vencedor de uma longa corrida!

20) Desenvolva um método para sempre melhorar seu próximo discurso

A prática leva à perfeição. Se houver um vídeo do seu discurso, assista e faça anotações sobre como você pode aprimorá-lo para uma próxima vez como por exemplo:

  • Como você acha que fez?
  • Existem áreas que você acha que poderia ter melhorado?
  • Você pareceu rígido ou fez expressões faciais estranhas?
  • Você usou o PowerPoint ? Isso ajudou ou atrapalhou?
  • Você usou uma palavra muitas vezes?
  • Como foi seu ritmo, seu tempo e sua respiração?

Esse artigo lhe ajudou como perder o medo de falar em público?

Você achou estas dicas benéficas e agora pode se dizer que aprendeu como falar bem em público? Compartilhe com agente como você perdeu o medo de falar em público? Deixe uma mensagem nos comentários e se possível compartilhe esta publicação com seus amigos!

20 Dicas de como perder o medo de falar em público
5 (100%) 2 votes

Gostou do artigo? Então compartilhe com seus amigos:

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest